Dicas para se dar bem no primeiro ano da faculdade

Dicas para se dar bem no primeiro ano da faculdade

Iniciar os estudos na faculdade é uma tarefa desafiadora para jovens e adultos. Enquanto alguns se sentem mais independentes, outros ficam inseguros, com medo do que vão encontrar pela frente. Para mostrar que o ambiente universitário não é nenhum bicho de sete cabeças, organizamos algumas dicas para começar a vida no primeiro ano da faculdade da melhor maneira possível.

primeiro ano da faculdade

DICAS PARA O PRIMEIRO ANO DA FACULDADE

– HORÁRIO:

Para iniciar com o pé direito o primeiro ano da faculdade, vale a pena chegar alguns minutos mais cedo no primeiro dia de aula. Com antecedência é possível checar o quadro de horários e as salas onde cada disciplina será lecionada. É aconselhável inclusive tirar uma foto do quadro dos horários, que normalmente fica no piso térreo do prédio, para não se perder por ai.

– LOCALIZAÇÃO

Também dá tempo de entender onde ficam os banheiros, a cantina, biblioteca, sala de estudos, atendimento ao aluno e laboratórios. Sempre é válida também uma leitura no manual que todas as instituições disponibilizam com os direitos e deveres dos estudantes.

– AUTO-ORGANIZAÇÃO

Com tudo lido e anotado, é hora da auto-organização. Ter um caderno e dividi-lo de acordo com as matérias, acompanhar e separar os principais tópicos de cada tema, prestar atenção nas aulas e, quando necessário, tirar suas dúvidas com os professores, são ótimas formas de seguir o semestre tranquilamente.

– ESTUDO CONTÍNUO

No período das provas, é muito comum ver os alunos estudando na última hora. Você pode até ser aprovado com esse método, mas lembre-se que o objetivo da faculdade não é passar nos testes, mas sim adquirir o máximo de conhecimento possível para aplicar no mercado de trabalho e para servir como base no dia a dia de sua vida.

– DESCANSO

Apesar da importância dos estudos, para obter sucesso durante o período universitário, é necessário ter também um tempo para descansar. Além de uma questão de saúde física, ficar cinco horas seguidas sentado olhando para o computador ou caderno vai deixá-lo cansado mentalmente.

– INTERAÇÃO SOCIAL

Se você for do tipo que gosta de conhecer novas pessoas e se distrair fora do horário de aula, sair com os colegas de classe para criar um laço de amizade pode ajudar ao longo do período universitário. Afinal, serão alguns anos com as mesmas companhias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *