5 Habilidades essenciais ao aluno do século XXI

5 Habilidades essenciais ao aluno do século XXI

Os estudantes cada vez mais precisam desenvolver novas habilidades para estarem prontos para o mercado de trabalho.

Ainda que grande parte das instituições tenham foco apenas nas aulas teóricas e não incluam em sua grade curricular conceitos sobre empreendedorismo, trabalho em equipe, gestão financeira e assuntos importantes que são imprescindíveis no mundo de hoje, é possível desenvolver qualidades desde cedo para ser bem sucedido nos seus objetivos.

Os professores também possuem papel fundamental no desenvolvimento de seus alunos. Como mentores, eles devem ensinar os estudantes a como ir além do que é ensinado na teoria dentro da sala de aula e a colocar tudo o que aprendem em prática.

 

Mas que habilidades são essas?

De maneira geral, são aquelas que lhe permitem relacionar-se melhor com as pessoas e aplicar os conceitos teóricos ao analisar o mundo a sua volta, transformando-os em oportunidades e novas ideias.[/vc_column_text]

5 habilidades essenciais ao aluno do século XXI

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é um fator decisivo para quem deseja ir longe no mercado de trabalho e se dar bem no ambiente corporativo.

Muitas vezes as frustrações, os erros e diversos problemas acabam por minar nossa motivação e atrapalhar a excelência de nossos trabalhos.

Assim, é importante desde cedo desenvolver uma inteligência emocional capaz de lidar com situações de pressão e desconfortáveis.

5 habilidades essenciais ao aluno do século XXI

Liderança

A necessidade de líderes no mercado de trabalho é cada dia mais preocupante.

Profissionais que saibam como gerenciar uma equipe, contornar os problemas de uma empresa e colocar toda a atenção e recursos em um determinado objetivo são alvos das grandes corporações.

A necessidade desses profissionais, no entanto, tem relação direta com as salas de aula, que cada vez menos têm trabalhado para criar e desenvolver líderes.

5 habilidades essenciais ao aluno do século XXI

Comunicação

Em um mundo repleto de informações, a comunicação é uma qualidade fundamental do bom profissional.

O estudante que trabalha a sua oratória, a sua capacidade de se expressar, a sua escrita e todas as habilidades que envolvem a comunicação, tem muitas chances de obter sucesso no futuro.

Uma boa comunicação dentro de uma companhia ajuda a economizar tempo e a tornar o trabalho mais eficiente.

5 habilidades essenciais ao aluno do século XXI

Empreendedorismo

Ser um empreendedor é uma tarefa que envolve alto comprometimento, conhecimento e confiança para assumir riscos.

As qualidades que um empreendedor desenvolve são muito bem vistas pelos recrutadores e empregadores.

Portanto, a sala de aula é um ótimo ambiente para tentar criar soluções e aprender com ótimos exemplos de empreendedorismo.

5 habilidades essenciais ao aluno do século XXI

Paciência

A paciência é uma das qualidades mais importantes para um profissional.

Para o estudante é importante treinar esta qualidade desde cedo, trabalhando para deixar a ansiedade e a insegurança de lado.

No mercado de trabalho e no ambiente corporativo, a paciência é um elemento muito importante, visto que poucas são as coisas que acontecem rapidamente e da maneira que desejamos.

Um profissional paciente também tem chances de chegar mais longe a longo prazo.

Fonte: Lendo.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *