Alunos de faculdade da região participam de teste com aplicativo desenvolvido para o plenário

Alunos de faculdade da região participam de teste com aplicativo desenvolvido para o plenário

Com foco em proporcionar aos alunos uma vivência prática, a Faculdade Bilac irá realizar em parceria com o Sistema Athos, empresa de desenvolvimento de sistemas, um teste real de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para votações na Câmara dos Deputados Federais.

Quem participará do teste do aplicativo?

Aproximadamente 800 alunos da faculdade participarão do teste, que será realizado na próxima quinta-feira (1º), no período noturno. “Esse teste não foi feito em lugar nenhum ainda, é um evento bacana e irá envolver os alunos da faculdade, que poderão ter uma ideia do que é um teste real e não apenas simulado”, explica Angela Takesaki, professora e coordenadora do curso de TI.

A empresa parceira fará a instalação de sua própria rede na faculdade e em um horário pré-determinado todos os alunos iniciarão a votação juntos para testar o funcionamento do sistema. “Consigo garantir o funcionamento do software, o aplicativo irá funcionar, mas não sei se a rede irá suportar, pelo fato de serem muitas pessoas se conectando ao mesmo tempo. O objetivo é ver se o aplicativo realmente aguenta”, explica Rafael Araujo, gerente operacional do Sistema Athos.

Data do teste do aplicativo

O aplicativo utilizado no dia será similar ao oficial, com a mesma estrutura e sistema. “Queríamos fazer o teste de forma mais dinâmica e, além disso, incentivar os alunos a participarem. Sempre que temos projetos e ideias novas, buscamos as universidades para unificar tanto o conceito da universidade quanto o conceito empresarial. É importante trocarmos figurinhas”, complementa Rafael.

Além disso, haverá também uma simulação com software para que os alunos de rede de computadores criem um ambiente e façam a comparação com o teste real. “Faremos uma simulação de eventos em que as pessoas acessam a rede simultaneamente, e com base nesse teste, produziremos um trabalho científico”, conta a professora.

Objetivo da Faculdade Bilac

A Faculdade Bilac sempre busca incentivar os alunos com metodologias de ensino que valorizam a realização de projetos como parte da aprendizagem. Fruto disso é Lennon Bueno, desenvolvedor web no Sistema Athos, aluno do Bilac e integrante da equipe que desenvolveu o aplicativo. “Nesse projeto fui responsável por todo o desenvolvimento, desde o início, com a programação do aplicativo, até a aplicação dos testes. A faculdade Bilac e a professora Angela sempre me incentivaram a aprender coisas novas”, comenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *