Psicopedagogia

Pós-graduação - Psicopedagogia - Faculdade Bilac

Informações do Curso

DURAÇÃO:
15 meses

CARGA HORÁRIA:
360 horas

PROCESSO SELETIVO:
Análise curricular e entrevista

UNIDADE:
Faculdade Bilac

PERÍODO:
Noturno

Baixar o manual do curso


bilac_cursosicon1Sobre o curso de pós-graduação em Psicopedagogia

O Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecido em grau latu sensu, tem duração total de 16 meses, carga horária total de 360 horas/aula e está dividido em nove módulos e 18 disciplinas. O objetivo é capacitar os discentes para atuar na área da Psicopedagogia. As aulas ocorrem no período noturno, duas vezes por semana, de 19h às 22 horas.

As aulas são realizadas em sistema presencial, com salas climatizadas, que contam com recursos audiovisuais e digitais (Data Show, quadro branco e computadores com acesso a Internet). Por meio de um portal digital, os alunos têm acesso a notas, frequência e materiais disponibilizados pelos professores.

A equipe de professores é composta por profissionais de excelência: mestres, doutores e especialistas com vasta atuação e experiência nas diversas áreas relacionadas ao processo de aprendizagem nos indivíduos (crianças, adolescentes e adultos), entre elas: Antropologia; Pedagogia; Psicologia; Psicanálise; Psicolinguística; Psicomotricidade; Psiquiatria, entre outras.

bilac_cursosicon2Público alvo

O programa é destinado aos profissionais que já trabalham ou que desejam atuar com a área de Psicopedagogia, seja em escolas, empresas ou hospitais. A grade curricular flexível atende profissionais com vasta experiência no mercado bem como os que estão iniciando no meio profissional e acabam de concluir o curso superior.
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia se destina a pessoas com formação superior em áreas como: Assistência Social; Fonoaudiologia; Pedagogia; Psicologia e professores com licenciatura plena, que desejam adquirir, expandir, aprimorar e aprofundar conhecimentos em diversos processos e teorias a respeito da aprendizagem, estando aptos, após o curso, a atuar em escolas ou outras instituições de ensino que promovam a construção de conhecimentos e a aprendizagem, auxiliando na superação de barreiras e bloqueios que dificultem a absorção e a compreensão de novos conhecimentos.
Objetiva ainda:

– formar profissionais para o trabalho de intervenção psicopedagógico no processo de aprendizagem, oferecendo conhecimentos que permitam atuar com a prevenção e o tratamento de problemas de aprendizagem;

– contribuir com a construção de conhecimentos na área da Psicopedagogia por meio da pesquisa acadêmica, troca de experiências profissionais e estágio curricular.

bilac_cursosicon7Por que fazer pós-graduação na Faculdade Bilac?

Entre as vantagens de se cursar uma pós-graduação latu sensu na Faculdade Bilac estão:

 não há pagamento de taxa de matrícula;

 os valores das mensalidades não são reajustados ao longo do curso, ou seja, os alunos pagam o mesmo valor fixo mensal até o término do mesmo;

 descontos especiais para ex-alunos do Grupo CETEC e funcionários de empresas que queiram ser parceiras da Faculdade;

 a Faculdade está situada em bairro central e de fácil acesso (próximo a pontos de ônibus, estacionamentos, restaurantes, supermercados e centros comerciais);

 menor preço em comparação aos concorrentes;

 condições especiais de pagamento (até 24 meses para pagar);

 uso de plataforma online para postagem de notas, faltas, materiais complementares, exercícios e comunicação direta com os professores;

 equipe de professores formada por mestres, doutores e especialistas com ampla experiência em gestão e atuação em organizações;

 grade curricular composta por disciplinas de cunho teórico-prático que utilizam estudos de casos nos quais que o aluno deve propor a resolução de problemas reais existentes em organizações;

 expansão do networking pessoal, estudando e atuando junto a pessoas de diversas formações e experiências profissionais.

A Faculdade Bilac conta com uma política especial de descontos para ex-alunos, colaboradores e empresas que queiram se tornar parceiras.

 

Para alunos e ex-alunos da Faculdade Bilac:

 20% de desconto no valor das mensalidades.

 Se houver pagamento até o 5º dia útil de cada mês: +5%.

 

Para funcionários de organizações que queiram se tornar parceiras:

 20% de desconto no valor das mensalidades.

 Se houver pagamento até o 5º dia útil de cada mês: +5%.

 

Para colaboradores da Faculdade Bilac e familiares:

 10% de desconto no valor das mensalidades.

 Se houver pagamento até o 5º dia útil de cada mês: +5%.

 

Se houver indicação de três amigos e eles se matricularem em qualquer curso de pós-graduação lato sensu da Faculdade Bilac:

 + 10% de desconto no valor das mensalidades.

bilac_cursosicon7Estrutura do programa

O Curso de Pós-graduação latu sensu em Psicopedagogia está dividido em nove módulos, distribuídos em 18 disciplinas que englobam as áreas de Alfabetização; Arte
terapia; Diagnóstico Psicopedagógico; Distúrbios de Aprendizagem; Psicolinguística; Psicomotricidade; Psicopedagogia Hospitalar, Inclusiva, Institucional, Organizacional e Preventiva, entre outras. Cada módulo conterá duas disciplinas que ocorrerão em paralelo.

A grade curricular por módulo e a carga horária das disciplinas pode ser visualizada no Quadro 1. Todas as disciplinas são independentes e sem pré-requisito.

psicopedagogia

 

 

Começo da aula previsto para 04 de setembro de 2017.

Período da aula: Segunda e Quarta, das 19 às 22h.

bilac_cursosicon7Grade curricular

Fundamentos da Psicopedagogia: visão histórica e atual da Psicopedagogia. Campos de atuação. Perspectivas. Legislação. O processo psicopedagógico: diagnóstico, intervenção e superação. Intervenção psicopedagógica no contexto escolar, clínico e cultural. Formas de atuação do psicopedagogo. Diferenças e relações entre a Psicopedagogia Terapêutica e a Psicopedagogia Preventiva.
Fundamentos Históricos, Filosóficos e Antropológicos da Educação: educação como prática fundamental da existência humana. Análise da relação homem, sociedade, cultura e educação formal e informal enquanto fenômenos histórico-sociais.
Globalização e Educação: crise dos paradigmas e a formação do educador no contexto da contemporaneidade.
Bases Biológicas e Neuropsicológicas do Desenvolvimento Humano: desenvolvimento humano na perspectiva da Genética e da Neuropsicopedagogia. Aproximação desses saberes com as bases biológicas da aprendizagem, objetivando a busca das melhores formas de ensinar e de aprender.
Aspectos Psicoeducacionais da Aprendizagem: história da Educação e das tendências pedagógicas. Caracterização da aprendizagem a partir de pressupostos epistemológicos e metodológicos das principais correntes da Psicologia da Aprendizagem.
Psicolinguística e Alfabetização: Introdução à Psicolinguística. Teorias de aquisição da linguagem. Natureza da leitura e da escrita. Estudo da alfabetização, letramento e cultura escrita. O processo de construção/aquisição da leitura e da escrita. Estudo e análise de alguns dos principais métodos de alfabetização.
Psicomotricidade e Aprendizagem: o cérebro na aprendizagem. Abordagem pluridimensional da Psicomotricidade: contribuições de Wallon, Piaget e Freud. Bases do desenvolvimento psicomotor. Caracterização psicomotora: funções e distúrbios.
Influência da Família no Processo de Aprendizagem: grupos familiares enquanto instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família. Impacto do indivíduo com necessidades educativas especiais sobre a família e o grupo.
Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: avaliação escolar. Possíveis razões para o baixo rendimento escolar. Distúrbios de linguagem. Distúrbios de aprendizagem. Distúrbios de percepção e de atenção. Educação de pessoas com necessidades especiais. Integração e inclusão. Abordagens de ensino mais usadas na Educação Especial.
Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem: Psicopedagogia, identidade do psicopedagogo e formação profissional. Compreensão da aprendizagem humana e contextos. Estudo dos mecanismos do conhecimento e do desejo. Reflexão sobre família e aprendizagem. Reflexões sobre a instituição escolar.
Psicopedagogia Preventiva e Inclusiva: Ensino Especial e Ensino Regular. Percepção e convivência e inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Paradigmas educacionais de inclusão. Leis que regem a Educação Especial. Princípios e finalidades da Educação Especial Inclusiva. Impacto do indivíduo com necessidades educativas especiais sobre a família e o grupo.
Psicopedagogia Institucional: Visão institucional da Psicopedagogia. A prática psicopedagógica na instituição: diferentes abordagens. Teoria dos grupos. Funcionamento e desenvolvimento dos grupos. Trabalhando o grupo e o processo vivencial. O papel pedagógico do jogo. Jogos em grupo. O brincar. Vínculo e afetividade. Diagnóstico psicopedagógico no âmbito institucional que propicie a reflexão sobre grupos e os modelos de aprendizagem na instituição.
Intervenção Psicopedagógica: conceitualização e prática. Modelos de intervenção existentes no Brasil. Treinamento e desenvolvimento de habilidades básicas, diagnóstico prescritivo e programas construtivistas – conceitos básicos, atividades a serem usadas e materiais específicos. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família. Atendimento interdisciplinar às pessoas com altas habilidades e condutas típicas.
Psicopedagogia Hospitalar: o trabalho da Pedagogia dentro de hospitais: importância e ética. Atendimento às necessidades biológicas, psicológicas e pedagógicas de crianças, adolescentes e jovens internados. O lúdico como forma de aliviar possíveis irritabilidades, desmotivação e estresse do paciente: possibilidades de atividades pedagógicas junto a internos hospitalizados.
Diagnóstico Psicopedagógico: Contextualização e avaliação da Psicopedagogia. O processo diagnóstico. Aplicação e avaliação de instrumentos e procedimentos das áreas cognitiva, afetiva, social e pedagógica. Intervenção psicopedagógica. Análise crítica da prática diagnóstica.
Metodologia da Pesquisa Científica: projeto de pesquisa: delimitação do problema, hipóteses e pressupostos, objetivo geral e específicos, embasamento teórico, metodológico e empírico. Tipologias da Pesquisa. Instrumentos de coleta de dados: entrevista, observação e questionário. A investigação científica como prática social. Ética na pesquisa científica.
Atividades Supervisionadas (Estágio): acompanhamento e orientação de alunos estagiários, visando o aprendizado e a atuação profissional dos acadêmicos no manejo de diferentes situações de atuação preventiva e terapêutica na área psicopedagógica.
Arte-Terapia: contextualização histórica da Arte-terapia. Principais estudiosos e correntes teóricas. Arte, História da Arte e Psicologia: possibilidades de intercâmbio com a Arte-terapia. Aspectos práticos da Arte-terapia.
Relato de Experiência (TCC): normas para a apresentação oral de pesquisas; fundamentos e normas para o início e o desenvolvimento da escrita do Trabalho de Conclusão de Curso.

bilac_cursosicon7 Investimento

 

 Valor Bruto  12x  15x 18x Duração
 R$ 9.435  R$    786,25  R$   629,00  R$    524,17 16 meses

Coordenação

Prof Claudia Meire Rodrigues_PSICOPEDAG
Prof. Mestre Cláudia Meire Rodrigues
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Especialista em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá e em Letras-Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo.
Alcione Zaniboni Corral_PSICOPED
Prof. Mestre Álcione Zaniboni Corral
Doutoranda pela UNIFESP a partir de 2017. Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984).
bilac_imgcoordenacao-100x100
Prof. Especialista Márcio Reis
Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Norte do Paraná. Graduado em Psicologia pela Universidade Braz Cubas. Professor de graduação da Faculdade Bilac.
Maria Jose Alacrino_PSICOPEDAG
Prof. Mestre Maria José Alacrino
Mestre em Planejamento Urbano e Regional (Univap). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
Prof Cibele Rosa_PSICOPEDAG
Prof. Mestre Cibele Aparecida Santos Rosa
Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC.
bilac_imgcoordenacao-100x100
Prof. Mestre Kátia Batista de Medeiros
Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (UBC). Especialista em Educação Inclusiva, Psicopedagogia, Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Graduada em Pedagogia.
bilac_imgcoordenacao-100x100
Prof. Doutora Gisele Cassia de Almeida Coutinho
Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade São Marcos e graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Nove de Julho (Uninove).
bilac_imgcoordenacao-100x100
Prof. Mestre Fernanda Malta Guimarães Dias
Mestre em Educação para Ciências, na área de Ensino e Práticas Culturais, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Prof Moacir_PSICOPEDAG
Prof. Mestre Moacir Silva de Castro
Doutorando do Programa de Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho (PROGEPE – Uninove). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
Prof Vicente Jr_PSICOPEDAG
Prof. Mestre Vicente Junior
Doutorando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mestre em Educação (UMESP). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José.

Endereço

Rua Francisco Paes, 84, Centro - São José dos Campos   Ver Mapa

Categorias

Pós-Graduação

Compartilhe essa página