Psicopedagogia

Pós-graduação - Psicopedagogia - Faculdade Bilac

Informações do Curso

DURAÇÃO:
16 meses

CARGA HORÁRIA:
360 horas

PROCESSO SELETIVO:
Análise curricular e entrevista

UNIDADE:
Faculdade Bilac

PERÍODO:
Noturno

Baixar o manual do curso


Coordenação Geral: Profa. Dra. Melissa Lucchi
                 Contato: pos@bilac.com.br

bilac_cursosicon2Por que cursar Pós-Graduação Psicopedagogia

O curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Psicopedagogia forma profissionais com interesse em atuar no trabalho de intervenção psicopedagógico do processo de aprendizagem, oferecendo conhecimentos que permitam atuar com a prevenção e o tratamento de problemas de aprendizagem, contribuir com a construção de conhecimentos na área da Psicopedagogia por meio da pesquisa acadêmica, troca de experiências profissionais e estágio curricular.

bilac_cursosicon7Perfil Profissional

O curso é voltado para profissionais com formação superior em áreas como: Assistência Social,  Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia e professores com licenciatura plena, que desejam adquirir, expandir, aprimorar e aprofundar conhecimentos em diversos processos e teorias a respeito da aprendizagem. A grade curricular flexível atende profissionais com vasta experiência no mercado bem como os que estão iniciando no meio profissional e acabam de concluir o curso superior.

bilac_cursosicon7Área atuação

O programa é destinado aos profissionais que já trabalham ou que desejam atuar com a área de Psicopedagogia, seja em escolas, empresas ou hospitais.Escolas, empresas, hospitais ou outras instituições,  que promovam a construção de conhecimentos e a aprendizagem, auxiliando na superação de barreiras e bloqueios que dificultem a absorção e a compreensão de novos conhecimentos.

bilac_cursosicon7Grade curricular

COORDENAÇÃO: Prof. Doutora Melissa Lucchi

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Estratégica em Assessoria de Comunicação pelas Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (UFES). Revisora da Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (ReA UFSM), da Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC UNEB) e de congressos internacionais (CLADEA) e nacionais (SemeAd e Convibra) na área de Administração. Professora de pós-graduação e graduação na Faculdade Bilac e de pós-graduação no INPG Business School. Áreas de interesse: Cultura Organizacional; Comunicação Organizacional; Afeto Positivo e Bem-estar; Liderança; Caso de Ensino/Método Harvard; Metodologia de Pesquisa/Pesquisa Qualitativa. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3481098130839999. Contato: pos@bilac.com.br

 

DOCENTES:

1º MÓDULO:

Disciplina: Fundamentos da Psicopedagogia – Prof. Mestre Cláudia Meire Rodrigues

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Especialista em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá e em Letras-Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é diretora de escola da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Tem experiência nas áreas de Pedagogia, Didática da Alfabetização, Psicopedagogia e Letras na formação continuada de professores do ensino fundamental. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4925473522126516

 

Disciplina: Fundamentos Históricos, Filosóficos e Antropológicos da Educação – Prof. Me. Álcione Zaniboni Corral

Doutoranda pela UNIFESP a partir de 2017. Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984). Supervisor de Ensino, titular de cargo, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desde 2007. Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4803878562151150

 

2º MÓDULO:

Disciplina: Bases Biológicas e Neuropsicológicas do Desenvolvimento Humano – Prof. Especialista Márcio Reis

Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Norte do Paraná. Graduado em Psicologia pela Universidade Braz Cubas. Professor de graduação da Faculdade Bilac. Experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Psicologia escolar, Relacionamento interpessoal e Gestão de pessoas. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5107106217127374

 

Disciplina: Aspectos Psicoeducacionais da Aprendizagem – Prof. Me. Maria José Alacrino

Mestre em Planejamento Urbano e Regional (Univap). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil, Ensino Fundamental e Educação deJovens e Adultos (EJA). Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6885438738821867

 

3º MÓDULO:

Disciplina: Psicolinguística e Alfabetização – Prof. Mestre Cláudia Meire Rodrigues

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Especialista em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá e em Letras-Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é diretora de escola da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Tem experiência nas áreas de Pedagogia, Didática da Alfabetização, Psicopedagogia e Letras na formação continuada de professores do ensino fundamental. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4925473522126516

 

Disciplina: Psicomotricidade e Aprendizagem – Prof. Especialista Márcio Sérgio dos Reis

Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade do Norte do Paraná. Graduado em Psicologia pela Universidade Braz Cubas. Professor de graduação da Faculdade Bilac. Experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Psicologia escolar, Relacionamento interpessoal e Gestão de pessoas. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5107106217127374

 

4º MÓDULO:

Disciplina: Influência da Família no Processo de Aprendizagem – Prof. Doutora Gisele Cassia de Almeida Coutinho

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade São Marcos e graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Nove de Julho (Uninove).  Professora de graduação da Faculdade Bilac. Professora e Orientadora de Pesquisa em curso de Formação de Professores. Analista de Qualidade em cursos de Qualificação Profissional. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4953004061276610

 

Disciplina: Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem – Prof. Mestre Márcia Cristina Passos Ferreira

Mestre em Educação pelo Institute of Education, Universidade de Londres, Inglaterra. Licenciada e bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e licenciada em Pedagogia pela universidade de franca, São Paulo. Membro da equipe de Educação Especial na Diretoria de Ensino de São José dos Campos.

 

5º MÓDULO:

Disciplina: Psicopedagogia Preventiva e Inclusiva – Prof. Mestre Kátia Batista de Medeiros

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (UBC). Especialista em Educação Inclusiva, Psicopedagogia, Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Graduada em Pedagogia. É Psicanalista com orientação winnicottiana. Experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Atua principalmente nas seguintes áreas: Professor de Sala de Apoio Especializado com perspectiva inclusiva; Psicopedagogia – com ênfase em crianças vítimas de violência física, psicológica e sexual em rede de Proteção; Educação de jovens e adultos; Parâmetros Curriculares Nacionais; Administração Escolar; Educação Especial, além de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Membro da Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba e da Associação de Medicina Psicossomática – Regional do Vale do Paraíba. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8160255214681508

 

Disciplina: Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem – Prof. Doutora Gisele Cassia de Almeida Coutinho

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP). Especialista em Psicopedagogia pela Universidade São Marcos e graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pela Universidade Nove de Julho (Uninove).  Professora de graduação da Faculdade Bilac. Professora e Orientadora de Pesquisa em curso de Formação de Professores. Analista de Qualidade em cursos de Qualificação Profissional. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4953004061276610

 

6º MÓDULO:

Disciplina: Psicopedagogia Institucional – Prof. Mestre Kátia Batista de Medeiros

Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Mestre em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (UBC). Especialista em Educação Inclusiva, Psicopedagogia, Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Graduada em Pedagogia. É Psicanalista com orientação winnicottiana. Experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Atua principalmente nas seguintes áreas: Professor de Sala de Apoio Especializado com perspectiva inclusiva; Psicopedagogia – com ênfase em crianças vítimas de violência física, psicológica e sexual em rede de Proteção; Educação de jovens e adultos; Parâmetros Curriculares Nacionais; Administração Escolar; Educação Especial, além de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Membro da Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba e da Associação de Medicina Psicossomática – Regional do Vale do Paraíba. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8160255214681508

 

Disciplina: Intervenção Psicopedagógica – Prof. Mestre Cibele Aparecida Santos Rosa

Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC. Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Hospital São Paulo. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, educador e afetividade. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7398834740571176                           

 

7º MÓDULO:

Disciplina: Psicopedagogia Hospitalar – Prof. Mestre Cibele Aparecida Santos Rosa

Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC. Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – Hospital São Paulo. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, educador e afetividade. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7398834740571176                           

 

Disciplina: Diagnóstico Psicopedagógico – Prof. Mestre Maria das Graças de Oliveira

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidad Colúmbia / PY. Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Ouro Fino. Professora/Palestrante do Curso de Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto IconneSP. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7799383981190745

 

8º MÓDULO:

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Me. Álcione Zaniboni Corral

Doutoranda pela UNIFESP a partir de 2017. Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984). Supervisor de Ensino, titular de cargo, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desde 2007. Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4803878562151150

 

Disciplina: Atividades Supervisionadas (Estágio) – Prof. Mestre Fernanda Malta Guimarães Dias

Mestre em Educação para Ciências, na área de Ensino e Práticas Culturais, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  Funcionária Pública da Rede Municipal de Ensino de Taubaté, exercendo o cargo de Vice-Diretora da EMEF Ernani Barros Morgado. Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Bilac. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7083283869696757

 

9º MÓDULO:

Disciplina: Arte-terapia – Prof. Mestre Moacir Silva de Castro

Doutorando do Programa de Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho (PROGEPE – Uninove). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Licenciado em Geografia pela Uninove. Especialista em Geografia e em Educação para as Relações Étnico-Raciais. Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação do Município de Araçariguama, SP. Link CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4464596962847309

 

Disciplina: Relato de Experiência (TCC) – – Prof. Me. Álcione Zaniboni Corral

Doutoranda pela UNIFESP a partir de 2017. Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Pedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1984). Supervisor de Ensino, titular de cargo, na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desde 2007. Link Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4803878562151150

 

 

bilac_cursosicon7 Investimento

 

 Valor Bruto  12x  15x 18x Duração
 R$ 9.435  R$    786,25  R$   629,00  R$    524,17 16 meses

Datas de realização do curso: 2ª e 4ª feira, das 19h às 22h.
                Inicio: 4 de setembro.

 

Mais informações

Informações sobre Inscrições, pré-requisitos e documentação necessários para a matrícula, você confere no Manual do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia.

Acesse aqui.

Endereço

Rua Francisco Paes, 84, Centro - São José dos Campos   Ver Mapa

Categorias

Pós-Graduação

Compartilhe essa página