Pós-Graduação em Administração de Empresas

Pós-graduação - Administração de Empresas - Faculdade Bilac

Informações do Curso

DURAÇÃO:
15 meses

CARGA HORÁRIA:
360 horas

UNIDADE:
Faculdade Bilac

PERÍODO:
Noturno

Baixar o manual do curso


bilac_cursosicon1Sobre o curso de pós-graduação em Administração de Empresas

O Curso de Pós-graduação em Administração de Empresas, oferecido em grau latu sensu, tem duração total de 16 meses, carga horária total de 360 horas/aula e está dividido em oito módulos e 15 disciplinas. As aulas ocorrem no período noturno, duas vezes por semana, de 19h às 22 horas.

As aulas são realizadas em sistema presencial, com salas climatizadas, que contam com recursos audiovisuais e digitais (Data Show, quadro branco e computadores com acesso a Internet). Por meio de um portal digital, os alunos têm acesso a notas, frequência e materiais disponibilizados pelos professores.

A equipe de professores é composta por profissionais de excelência: doutores e mestres com vasta experiência nas diversas áreas do conhecimento que abrangem a Administração e especialistas com atuação em organizações de pequeno, médio e grande porte, além de multinacionais situadas, em sua maioria, no Estado de São Paulo.

bilac_cursosicon2Público alvo

O programa é destinado a profissionais que atuam em micro, pequenas, médias e grandes empresas, com ou sem experiência gerencial. Também é voltado a empreendedores, pessoas que desejam abrir a própria empresa ou ascender profissionalmente, ampliando as opções de atuação no mercado. A grade curricular flexível atende tanto os profissionais com vasta experiência no mercado quanto os que estão iniciando no meio profissional e acabam de concluir o curso superior.

Destina-se a pessoas com formação superior em variadas áreas como: Ciências Biológicas; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Exatas, que desejam adquirir, expandir, aprimorar e aprofundar conhecimentos em gestão de organizações, estando aptos, após o curso, a exercer cargos de supervisão, coordenação e direção de companhias de setores e ramos de atuação diversificados.

Volta-se, ainda, a:

– administradores com pouca experiência gerencial que desejem unir teoria e prática;

– profissionais de outras áreas de atuação que aspirem a uma formação robusta em gestão; – profissionais que estejam retornando ao mercado de trabalho e necessitem de atualização;

– pessoas que pretendem adquirir habilidades e atitudes para a eficiente gestão de processos organizacionais; – pessoas que gostariam de desenvolver atributos para atuar em diversas áreas profissionais, aplicando, para isso, o conhecimento do curso.

bilac_cursosicon7Por que fazer pós-graduação na Faculdade Bilac?

Entre as vantagens de cursar uma pós-graduação latu sensu na Faculdade Bilac estão:

 não há pagamento de taxa de matrícula;

 os valores das mensalidades não são reajustados ao longo do curso, ou seja, os alunos pagam o mesmo valor fixo mensal até o término do mesmo;

 descontos especiais para ex-alunos do Grupo CETEC e funcionários de empresas que queiram ser parceiras da Faculdade;

 a Faculdade está situada em bairro central e de fácil acesso (próximo a pontos de ônibus, estacionamentos, restaurantes, supermercados e centros comerciais);

 menor preço em comparação aos concorrentes;

 condições especiais de pagamento (até 24 meses para pagar);

 uso de plataforma online para postagem de notas, faltas, materiais complementares, exercícios e comunicação direta com os professores;

 equipe de professores formada por mestres, doutores e especialistas com ampla experiência em gestão e atuação em organizações;

 grade curricular composta por disciplinas de cunho teórico-prático que utilizam estudos de casos nos quais que o aluno deve propor a resolução de problemas reais existentes em organizações;

 expansão do networking pessoal, estudando e atuando junto a pessoas de diversas formações e experiências profissionais.

A Faculdade Bilac conta com uma política especial de descontos para ex-alunos, colaboradores e empresas que queiram se tornar parceiras.
Para alunos e ex-alunos da Faculdade Bilac:

 20% de desconto no valor das mensalidades.  Se houver pagamento até o 5º dia útil de cada mês: +5%.

Para funcionários de organizações que queiram se tornar parceiras:  20% de desconto no valor das mensalidades.

 Se houver pagamento até o 5º dia útil de cada mês: +5%.

Para colaboradores da Faculdade Bilac e familiares:

 10% de desconto no valor das mensalidades.

 Se houver pagamento até o 5º dia útil de cada mês: +5%.

Se houver indicação de três amigos e eles se matricularem em qualquer curso de pós-graduação lato sensu da Faculdade Bilac:

 + 10% de desconto no valor das mensalidade

bilac_cursosicon7Estrutura do programa

O Curso de Pós-graduação latu sensu em Administração de Empresas está dividido em oito módulos, distribuídos em 15 disciplinas que englobam as áreas de Estratégia, Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Marketing, Serviços, Tecnologia da Informação, além de disciplinas com conteúdos complementares, como Negociação e Internacionalização de Empresas. Cada módulo conterá duas disciplinas que ocorrerão em paralelo.

A grade curricular e a carga horária das disciplinas podem ser visualizadas no Quadro 1. Todas as disciplinas são independentes e sem pré-requisito.

adm

bilac_cursosicon7Grade curricular

Plano de Negócios: o processo empreendedor. Estrutura e utilização do Plano de Negócios. Plano de Negócios como ferramenta de planejamento, gerenciamento e implantação de um novo empreendimento.

Estratégia Empresarial: fundamentos, campos de atuação e tipos de estratégias. Estratégias cooperativas e competitivas. Metodologias de implementação do planejamento estratégico. Instrumentos de avaliação e controle do plano estratégico. Planejamento e gestão estratégica em mercados globais. Aquisições e reestruturação. Internacionalização e globalização.

Gestão de Projetos: planejamento, elaboração, etapas, implementação, acompanhamento e mecanismos de controle de um projeto. As nove áreas de
conhecimento de um projeto segundo o Project Management Institute (PMI). Fatores de sucesso e fracasso em projetos. Atribuições do gerente de projeto e equipe. Ferramentas de elaboração e acompanhamento de projetos.

Sistemas de Informação nas Organizações: dado, informação e conhecimento. Teoria de Sistemas. Sistemas de Informação Gerenciais nas organizações. Tipos de sistemas: aplicações e desafios. Importância do fator humano. Sistemas aplicados na administração pública e privada.

Produção e Marketing de Serviços: o ambiente e a operação de serviços. O comportamento do consumidor de serviços. Gestão de processos produtivos de serviços versus de produtos materiais. Composto de marketing de serviços. Qualidade e processos de entrega dos serviços. Relacionamento com o cliente. Recuperação de falhas em serviços.

Técnicas Avançadas de Negociação: estilos de negociadores. Negociação cooperativa, competitiva e traiçoeira. Técnicas de argumentação e convencimento. Administração de conflitos e superação de impasses. Negociação multicultural. Tomada de decisão. Ética e avaliação do processo de negociação.

Contabilidade Geral: estrutura conceitual básica da Contabilidade. Plano de contas e registro de operações da empresa. Análise de balanços. Estrutura de demonstrações contábeis. Indicadores financeiros: liquidez e endividamento. Introdução à Contabilidade de Custos.

Análise Financeira: fluxo de caixa; taxas de juros; descontos; sistemas de amortização; ferramentas de análise financeira. Inflação: índices e cálculos. Produtos do mercado financeiro. Fundos de investimento. Planejamento e reestruturação financeira.

Liderança, Equipes e Inovação: líder, gestor e empreendedor. Perfis de liderança e implicações para o desenvolvimento e a inovação organizacional. O papel dos seguidores e das interações. Teorias de Processo Decisório. Desenvolvimento de equipes de trabalho. Atores do processo inovador e contexto de atuação. Ambientes de incentivo a atividades inovadores.

Comportamento e Cultura Organizacional na Gestão de Pessoas: fundamentos do Comportamento Organizacional. Manifestações da Cultura. O papel dos valores nas atitudes, práticas e comportamentos. Importância do alinhamento cultural. Cultura e mudança. Tipologias culturais. Ferramentas e práticas de gestão do Clima organizacional. Desafios e dificuldades na mudança cultural.

Gestão da Produção: sistemas de produção. Planejamento e controle da produção. Planejamento e gestão da capacidade produtiva. Arranjo físico como atividade da gestão. Rede de operações produtivas. Balanceamento da produção. Tecnologia de processos. Just in time. Organização do trabalho.

Gestão Integrada da Comunicação: planejamento estratégico da comunicação: integrando as áreas de Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Administração de processos e fluxos comunicacionais nas organizações.
Ferramentas midiáticas, tecnologias, linguagens e sua aplicabilidade na comunicação organizacional interna. Temas e problemas atuais em Comunicação.

Metodologia da Pesquisa Científica: fundamentação teórica; revisão bibliográfica. Problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos. Justificativa. Pressupostos e hipóteses. Tipologias de pesquisa: Pesquisa Qualitativa, Quantitativa, Mista. Pesquisa Descritiva, Explicativa, Documental. Instrumentos de obtenção de dados: entrevista, observação e questionário. Introdução ao uso de escalas. Normas ABNT. Ética na pesquisa. Início da elaboração do projeto de pesquisa.

Internacionalização de Empresas: Definição de internacionalização; participantes de negócios internacionais; teorias de negócios internacionais: perspectivas econômicas e comportamentais; estratégias dos diferentes modos de entrada: exportação indireta, exportação direta, licenciamento, franquias, alianças estratégicas, joint ventures; investimento direto estrangeiro, investimento indireto; fatores que influenciam as estratégias de internacionalização de empresas.

Consultoria Empresarial (TCC): elaboração, redação, desenvolvimento e apresentação do artigo científico.

bilac_cursosicon7Investimento

 Valor Bruto  15x  18x 24x Duração
 R$ 9.435  R$629  R$524  R$393 15 meses

Coordenação

Prof Melissa Lucchi COa
Prof. Doutora Melissa Lucchi
Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Especialista em Gestão Estratégica em Assessoria de Comunicação pelas Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (UFES).
bilac_imgcoordenacao-100x100
Prof. Doutor Valter João de Sousa
Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (Uninove), mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (Unitau), especialista em Controladoria pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e graduado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (1983).
Prof Eduardo B Orru_ADM
Prof. Mestre Eduardo Bartolomeu Orru
Mestre em Automação Industrial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), especialista em Administração de Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Engenharia de Segurança pela Faculdade de Engenharia de Varginha, MG. Graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (UNIFEI).
Prof Marcos Flávio de Sousa Reis_ADM
Prof. Mestre Marcos Flávio de Souza Reis
Mestre em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com trabalhos voltados à Qualidade de Software. Especialista em Gestão de Projetos em TI pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada (IBTA). Graduado em Sistema de Informação.
bilac_imgcoordenacao-100x100
Prof. Mestre Gerson da Penha Neto
Doutorando em Computação Aplicada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mestre em Computação Aplicada pelo INPE e é graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Pará.
bilac_imgcoordenacao-100x100
Prof. Mestre Paulo José Destro
Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), graduado em Administração pela FGV.
Prof Marcio Anraki_ADM
Prof. Especialista Marcio Anraki
Especialista em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), graduação em Administração pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
ProfRogerPereiraMachado_ADM
Prof. Especialista Roger Pereira Machado
Mestrando em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Professor de graduação na Faculdade Bilac. Especialização em Contabilidade Internacional pela FIPECAF, MBA em Controladoria, Finança e Auditoria pela FGV e especialização em Gestão Tributária pelo INPG.
Prof Reinaldo Almeida_ADM
Prof. Mestre Reinaldo de Almeida
Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos.
Prof Silvia Ferreira_ADM
Prof. Mestre Silvia Regina Ferreira
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Graduada em Comunicação Social/ Jornalismo. Professora de graduação da Faculdade Bilac. Leciona para cursos de Gestão Comercial, Marketing, Administração e Ciências Contábeis.
Prof Paulo Sakai_ADM
Prof. Doutor Paulo Roberto Sakai
Doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP/FEG, mestre em Gerenciamento da Qualidade pela ENSAM (École Nationale Supérieure d'Arts et Métiers) de Paris, Mestrado em Engenharia Aeroespacial pelo ITA e graduado pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos.
marilsa
Prof. Doutora Marilsa de Sá Rodrigues
Doutora e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras. Professora da Universidade de Taubaté. Experiência na área de Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: Habilidades Sociais; Carreira e Diagnóstico Organizacional.

Endereço

Rua Francisco Paes, 84, Centro - São José dos Campos   Ver Mapa

Categorias

Pós-Graduação

Compartilhe essa página